sábado, 29 de maio de 2010

DEPUTADOS E NAVAL PEDEM APROVAÇÃO DA PEC 534, DAS GUARDAS MUNICIPAIS

27/05/2010 - 13h59


Deputados defendem aprovação de PEC das Guardas Municipais

Agência Câmara de Notícias

Deputados defenderam hoje, em seminário na Câmara, a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 534/02, que amplia as competências das guardas municipais. O presidente da Comissão de Legislação Participativa, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), afirmou que encaminhará requerimento para o presidente da Câmara, Michel Temer, colocar a PEC em votação. A proposta, que tramita na Câmara desde 2002, foi aprovada em comissão especial e ainda precisa ser votada pelo Plenário.

De autoria do Senado, essa PEC autoriza as guardas municipais a atuar na proteção dos habitantes. Atualmente, a instituição pode atuar somente na proteção de bens, serviços e instalações municipais.

"Já que houve um acordo da PEC 300, precisamos fazer pressão também para nossa PEC", disse o relator, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), muito aplaudido pelos guardas municipais que acompanharam o seminário. O deputado disse que basta dar poder de polícia para que a guarda municipal seja a polícia comunitária, "que vai salvar a segurança pública do País".

O 4º secretário da Câmara, deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), afirmou que os candidatos a Presidência da República precisam entender que 70% dos problemas de segurança nacional serão solucionados com a autonomia das guardas municipais. "A reivindicação não é da classe, mas da população dos municípios, que sente a possibilidade de ter segurança com a guarda municipal", afirmou Marquezelli.

Para o presidente da organização não-governamental Segurança Dá Vida e guarda metropolitano de São Paulo, Maurício Naval, a aprovação do projeto vai atestar que é possível ter segurança com guardas municipais. "Não é possível que, com a violência atual, os parlamentares não vejam a necessidade de aprovar a PEC."

Frente Parlamentar

O presidente da Frente Parlamentar Pró-Guardas Municipais, deputado Vicentinho (PT-SP), lembrou a necessidade de fortalecer a categoria no Congresso Nacional. Ele disse que a criação da frente serve para aprofundar o debate na Câmara. A frente foi criada no último dia 19, com a assinatura de 230 deputados.

Os deputados Colbert Martins (PMDB-BA), Lincoln Portela (PR-MG) e Carlos Sampaio (PSDB-SP) também discursaram a favor da proposta.

Pressões contrárias

Para Bismael de Morais, mestre em direito processual pela Universidade de São Paulo e ex-guarda civil, os guardas municipais não conseguem ampliar suas atribuições devido ao desconhecimento de seu trabalho pelos prefeitos e pela posição contrária das polícias militares estaduais.

"É doloroso quando o prefeito procura o policial militar para saber sobre questões de segurança", afirmou. Ele lembrou que o policiamento de rua em países como os Estados Unidos e a Espanha é de responsabilidade do município.

Morais disse que, na maioria dos municípios, os prefeitos colocam policiais militares para chefiar as guardas municipais. Ele lembrou que os guardas municipais deveriam proteger praças, praias e outros bens coletivos, além de serem responsáveis pelo trânsito, que é competência municipal. Segundo ele, porém, 90% dos prefeitos não delegam o cuidado com o trânsito urbano aos guardas municipais.

O evento de hoje foi solicitado pelo deputado Dr. Talmir (PV-SP) para ouvir as demandas dos guardas municipais e debater a reestruturação das funções da classe.

sábado, 22 de maio de 2010

NAVAL PEDE A NAÇÃO AZUL MARINHO PARA CONHECER MAIS OS MOTIVOS DAS GUARDAS MUNICIPAIS NÃO CAMINHAREM, PEC 534/02

ALGUNS LEMBRETES IMPORTANTÍSSIMOS...


-PEC 534/02 ESTÁ PARADA, NA MESA DO PRESIDENTE DA CÂMARA E NECESSITA SER PAUTADA PARA APRECIAÇÃO DOS DEPUTADOS. OS DEPUTADOS QUE TIVERAM GRANDE CHANCE DE PAUTAR A PEC FORAM OS DEPUTADOS; SEVERINO CAVALCANTE, SEM PARTIDO, JOÃO PAULO CUNHA, PT, ALDO REBELO, DO PC DO B, QUE RECEBEU DE MINHAS MÃOS E DE OUTROS COMPANHEIROS, MAIS DE UM MILHÃO DE ASSINATURAS EM PROL DAS GUARDAS MUNICIPAIS, ARLINDO CHINALLIA, DO PT, O DEPUTADO MICHEL TEMER DO PMDB, AFASTADO E ATUALMENTE É O DEPUTADO MARCO MAIA, TAMBÉM DO PT.

- FRENTE PARLAMENTAR NÃO QUER DIZER QUE TODOS OS DEPUTADOS QUE ASSINARAM A MESMA IRÃO VOTAR NA NOSSA PEC, CABE AI UM TRABALHO MAIS EFICAZ E CONSISTENTE, DE MAIOR COMPROMISSO, A FRENTE É UMA FORMA DE ORGANIZAR O MOVIMENTO.

- MARCHA AZUL MARINHO É O NOSSO MAIOR MOVIMENTO SOBRE GUARDAS MUNICIPAIS, NOSSA ARMA PARA PRESSIONAR E INCENTIVAR A SOCIEDADE ENTENDER O QUE SÃO AS GUARDAS MUNICIPAIS HOJE NA SEGURANÇA PÚBLICA DO BRASIL. A MARCHA AZUL MARINHO DÁ DUAS VISIBILIDADES IMPORTANTES PARA O MOVIMENTO AZUL MARINHO;

1) VISIBILIDADE EXTERNA, POÍS REALMENTE MARCHAMOS LITERALMENTE DA CATEDRAL ATÉ O CONGRESSO NACIONAL COM A PRESENÇA DE MAIS DE 2000 GUARDAS MUNICIPAIS UNIFORMIZADOS.

2) VISIBILIDADE INTERNA, POÍS OS PARLAMENTARES TEM ACESSO AO SEMINÁRIO NACIONAL DE GUARDAS MUNICIPAIS E SEGURANÇA PÚBLICA QUE ACONTECE NO PLENÁRIO NEREU RAMOS EXPEDINDO CERTIFICADOS REFERENDADOS PELA COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO PARTICIPATICA E ONG SOS SEGURANÇA DÁ VIDA.

A PEC 534/02 SÓ SERÁ APROVADA SE NÓS NOS ORGANIZARMOS E PRIMARMOS PELA UNIÃO E SACRIFÍCIO DOS QUE REALMENTE AMAM AS GUARDAS MUNICIPAIS!


MARCHA AZUL MARINHO À BRASÍLIA

sexta-feira, 21 de maio de 2010

EM EVENTO DE GRANDE PORTE EM JUAZEIRO/BA, NAVAL E CRUZ DÃO ENTREVISTAS A REDE GLOBO FALANDO DO CRESCIMENTO DAS GUARDAS MUNICIPAIS

Cd Naval e Comandante Cruz cedem várias entrevistas no grandioso evento de Guardas Municipais, Juazeiro, na Bahia, que trouxe conquistas as Guardas Municipais.

EVENTO EM JUAZEIRO/BA FAZ PREFEITO ASSINAR CONVÊNIO COM A PF PARA ARMAR A GUARDA MUNICIPAL

Nesta semana, no dia 15, aconteceu na cidade de Juazeiro na Bahia, mais um grande e importante evento para as Guardas Municipais de todo o Brasil, principalmente para o estado da Bahia, visto que a cada dia as Guardas Municipais neste estado vem se destacando muito em relação as dos demais estados. Enquanto outros estados prepararam um ou dois eventos, a Bahis preparou só neste anos mais de cinco grandes eventos, demonstrando amadurecimento e crescimento intelectual para a categoria em geral.


No evento de Juazeiro, tivemos grandes avanços, além do alto nível dos palestrantes, como o Agente da Policia Federal Miguel, o Comandante Cruz da Guarda Municipal de Vinhedo, Dr. Bismael de Moraes, que também estará palestrando na Marcha Azul Marinho, Seminário de Guardas Municipais na segurança pública, em Brasília e outros palestrante que muito colaboraram com o evento que veio atingir um grande e surpreendente sucesso.

Muitas surpresas ocorreram, além da presença de parlamentar de Brasília, das várias autoridades, contamos também com mais de 500 pessoas presentes, onde o enfim o porte de armas da Guarda Municipal de Juazeiro foi assinado com a Policia Federal, pelo prefeito da cidade.

Em breve mais notícias, veja mais fotos no blogdonavalguardamunicipal

quarta-feira, 12 de maio de 2010

NAVAL FAZ TEXTO PARA REFLEXÃO DA POPULAÇÃO SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA


VIOLÊNCIA REQUER PREVENÇÃO, GUARDAS MUNICIPAIS, JÁ!


Caros leitores, em todo o país, as Guardas Municipais estão crescendo de forma surpreendente, recentemente estive em Goiás, desta vez, no I Seminário de Guardas Municipais, que ocorreu na capital Goiânia, onde deparei com mais de 20 cidades presentes de 8 estados, mais de 600 seminaristas, fora demonstrado ali, pela primeira vez naquele estado que não adianta força contrária, as Guardas Municipais vão ser mesmo a Policia Municipal brasileira, esta é a vontade e a necessidade do povo.

Vamos nos preparar para esta conquista! Em outros estados, o ritmo não é diferente, até os políticos sabem que não é mais possível viver em uma cidade sem uma Guarda Municipal presente e atuante, porém, o que necessitamos mostrar agora, é que, para corresponder ao clamor do povo que já sabe o que é poder contar com uma força policial municipal, teremos que avançar em todos os aspectos. O povo já sabe que este é o futuro da segurança pública.

E pensando nisso estamos em contado com todos os deputados de todos os partidos, conscientizando-os da necessidade de aprovarem a PEC 534/02, estamos informando a comunidade de cada cidade brasileira o nome e o partido dos deputados que conhecem e os que não conhecem o projeto que vai dar mais segurança ao povo, para futuros exclarecimentos eleitorais.

No dia 27 de maio estaremos mais uma vez marchando na cidade de Brasília, mostrando para o mundo o que o Brasil tem de bom na segurança pública, é lamentável que vários parlamentares, ainda não se deu conta, que existe uma ferramenta nova no combate a violência, que não pára de crescer, esta ferramenta, as Guardas Municipais, trabalham na base da comunidade, de forma natural, buscando sempre a filosofia de servir e respeitar o ser humano e através da prevenção, anteceder o crime para o bem estar do cidadão.

Para avançarmos, prepare sua caravana e vamos para a segunda Marcha Azul Marinho e o Segundo Seminário Nacional de Guardas Municipais na Segurança Pública, que ocorrerá em 27 de maio próximo na cidade de Brasília/DF.

Por NAVAL

segunda-feira, 10 de maio de 2010

NAVAL PARTICIPA DE CENTENAS DE EVENTOS EM PROL DAS GUARDAS MUNICIPAIS E DA MARCHA AZUL MARINHO


Nestes ultimos dias, Naval de férias, esteve lutando em favor das Guardas Municipais, onde iniciou sua caminhada por Mariana, depois passou por Ouro Preto, Belo Horizonte e Poços de Caldas, além de passar rapidamente por Santa Rita do Sapucai, todas do estado de minas Gerais.
Voltou para São Paulo, porque tinha compromisso em Brasília para preparar a II MARCHA AZUL MARINHO À BRASÍLIA, prosseguiu viagem, onde foi parar nas cidades da Bahia, em Jacobina e região.

Naval chegou da Bahia e foi paraValinhos, onde se encontrou com os Guardas Municipais Batista e Anderson, e em um único dia passou por Monte Mor, Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia, Rio Claro e Itatiba, no outro dia se dirigiu ao interior do estado de São Paulo, passou por  mais algumas cidades como:
Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Estiva Gerbi, Vargem, Matão, Santa Cruz das Palmeiras, Porto Ferreira, Espirito Santo do Pinhal, na cidade de Matão, participou de reunião de Conseg e percebeu que nesta cidade o PT não respeita a Guarda Municipal.

Voltando para São Paulo, Naval dá prosseguimento aos andamentos para realização da II MARCHA AZUL MARINHO 2010, convidando pessoalmente os Guardas Municipas, vai até a região da grande São Paulo, no ABC paulista, na Guarda Municipal de Diadema, recebeu os companheiros da Guarda Municipal de Goiânia, tratou de vários assuntos e principalmente do apoio à Marcha e ao primeiro seminário de segurança pública municipal realizado naquele estado, que ocorreu em seguida e Naval participou também como palestrante em Goiás. De Diadema foi para Base da GCM de São Paulo, depois em São Caetano do Sul e São Bernardo do Campo, onde tomou conhecimento da frente parlamentar em prol das Guardas Municipais, apoiando de imediato, a iniciativa.

Voltou para São Paulo, até a base de Pirituba, descansou um dia e foi para Monte Alto, onde participou de importante reunião de comandantes daquela região, passou por Araraquara, São Carlos e Ibaté, onde preparou o I Encontro Regional de Guardas Municipais, organizado pela prefeitura municipal de Ibaté em parceria com a ONG SOS Segurança dá Vida, a mesma que realiza a MARCHA AZUL MARINHO À BRASÍLIA, o evento de Ibaté aconteu uma semana depois.

Naval tem se preocupado muito com as interferências externas de outras instituições nas Guardas Municipais, participou da paralização da Guarda Municipal de Campinas e também da paralização da Guarda de Jaguariúna, ambas em São Paulo, onde conseguiram o afastamento do comando militar na Guarda Municipal de Jaguariúna, graças a acordo junto ao MP. Naval ainda participou de conferência com Guardas Municipais de Campo Grande, no Mato Grosso de Sul, tratando da importância da participação da MARCHA AZUL MARINHO À BRASÍLIA, mostrando que através deste evento conseguimos mostrar a todos a importância das Guardas Municipais para o povo brasileiro.

Naval agora prossegue para Pernambuco depois para a Bahia, juntamente com Dr. Bismael de Moraes, buscando sempre fortalecer a categoria, encorajando os Guardas Municipais a não desistirem da luta, conscientizando a todos que é uma questão de tempo a nossa vitória, uma questão de mudança de cultura, uma vez que o Brasil nunca contou com a possibilidade de uma POLICIA MUNICIPAL que é o futuro das GUARDAS MUNICIPAIS.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

NAVAL PARTICIPA DE PARALIZAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL DE JAGUARIÚNA/SP CONTRA MILITARES NO COMANDO

Nesta manhã a Guarda Municipal da cidade de Jaguariúna, na região metropolitana de Campinas, São Paulo, fez a primeira paralização de sua história.


O motivo que levou a esta paralização, encabeçada pelo SSJ- Sindicato Servidores Públicos Municipais de Jaguariúna, que tem como presidente o Guarda Municipal Amaro, são várias ações injustas, aplicadas pelo comando atual, sendo que o mais grave é a influência militar do alto comando da Guarda Civil Municipal

Segundo o presidente Amaro, que participou da primeira reunião de negociações com a administração pública municipal, foram apresentados todos os fatos, sendo muitos deles, reincidentes, onde houveram assédio moral e até sexual, conforme TAC, lavrado na delegacia local, que seguiu para o MP federal, em tramitação.

O presidente exclarece ainda que nesta reunião da manhã, solicitou em nome da categoria, a troca de comando em regime de urgência, uma vez que se trata de militares a frente da instituição, para iniciar as negociações que serão levado ao conhecimento do prefeito em nova reunião agendada para as 16 horas de hoje.

Além destas reinvindicações, o presidente Amaro juntamente com a assessoria jurídica do SSJ protocolizou documento junto justiça informando estado de greve destes servidores.

Estão apoiando este movimento presentes em Jaguariúna, o presidente GM Batista e o Diretor GM Anderson da AGMV - Ass. dos Guardas Municipais de Valinhos/SP, Naval da GCM de São Paulo, presidente da ONG SOS Segurança Dá Vida e Diretor da Federação Nacional de Guardas Municipais.

sábado, 1 de maio de 2010

NAVAL PALESTRA EM IBATÉ/SP, EM ENCONTRO REGIONAL DE GUARDAS MUNICIPAIS E FALA DA FUTURA POLICIA MUNICIPAL


Ibaté promove 1° Encontro de Guardas Municipais e Segurança Pública
Encontro aconteceu no Centro Comunitário e contou com a participação de guardas de diversas cidades

Ibaté sediou o 1º Encontro de Guardas Municipais e segurança pública. O evento, realizado pela Prefeitura de Ibaté em parceria com a ONG SOS Segurança, reuniu a Guarda Civil Municipal (GCM) de diversas cidades do interior paulista, na sexta-feira (23). Os presentes puderam conferir a palestra ministrada pelo integrante da Classe Distinta da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, Maurício Domingues Naval

O encontro aconteceu no Centro Comunitário João Baptista Lopes e contou com a participação de 60 guardas municipais das cidades de Ibaté, São Carlos, Araraquara, Sertãozinho e Valinhos.

Representando o prefeito José Luiz Parella, o Zé Parrella, o vice Isaias Regolão fez questão de enfatizar o excelente trabalho realizado pela Guarda Municipal de Ibaté. “Hoje Ibaté tem orgulho de sua Guarda Municipal, pois, muitas vezes, elas ajudam grandiosamente a polícia militar”, disse. Além do vice-prefeito, o vereador Horário do Carmo Sanchez também acompanhou o evento. “Achei esse encontro muito importante pela troca de experiências entre as guardas dessas cidades”, enfatizou o vereador.

Para o prefeito Zé Parrella é uma imensa satisfação investir na GM de sua cidade. “Não medimos esforços para cuidar da nossa Guarda”. Ele contou que ao assumir seu mandato fez questão de devolver o carro Blazer que o ex-prefeito utilizava como veículo oficial. Além do veículo, Parrella conta que construiu a Base da Guarda, adquiriu coletes à prova de balas e rádios para comunicação entre eles, além de comprar mais 6 motocicletas zero quilometro para ronda dos GM’s. “Hoje nossos guardas tem mais condições de trabalho, pois antes não tinham nem viatura para suas rondas”, conta.

O prefeito contou também que implantou a Guarda Municipal Feminina. “Quando assumi meu mandato em 2005, não tínhamos nenhuma mulher na guarda municipal, atualmente, temos oito”. Parrella conta que tem investido na capacitação profissional da sua corporação, o que é muito importante. “Por isso trouxemos o Naval, que é um nome de peso quando o assunto é Guarda Municipal”, diz.

Com o tema “Guarda Municipal, Nossa História e Luta”, Naval falou sobre a importância deste tipo de evento. “Esses encontros são importantes porque nos conhecemos e conhecemos as aspirações um do outro”, disse.

De acordo com Marcos Padovan, comandante da Guarda Municipal de Ibaté, o evento foi muito importante na busca de um trabalho mais eficiente. “Esses encontros e palestras trazem melhorias para as Guardas, pois nos dão uma visão de como agir, como trabalhar e atuar com mais eficiência. Tivemos todo o apoio do nosso prefeito, que sempre se preocupa com a capacitação da nossa guarda. Agradeço ao Zé Parrella e ao Isaías, por todo o apoio que eles tem nos dado”.

O palestrante explicou como surgiu a GM e citou diversas barreiras que a instituição vive no que se refere à atuação das guardas. O poder de polícia, tema amplamente questionado, também foi abordado por Naval, que defende a valorização da profissão e o poder de polícia das Guardas Municipais. Ele falou também sobre seu principal lema nos últimos anos: transformar a Guarda Municipal em Polícia Municipal. “Quero criar as Polícias Municipais em todo o Brasil”, falou.

Os guardas municipais que estiveram presentes receberam um certificado de participação. O evento foi totalmente gratuito.

OPINIÃO DOS GCM’S – Para os GM’s de Araraquara, André Ricardo dos Santos e Carlos Augusto Oliveira Amorim, que vieram num grupo formado por dez guardas, o objetivo do encontro foi fortalecer a segurança regional. “A região tem que se fortalecer em conjunto. Essa estruturação regional é importante para que as cidades cresçam juntas. Além disso, nós temos participado de vários encontros, o que tem possibilitado ver, com a troca de experiências, em que podemos melhorar”, diz.

As guardas ibateenses Danielle Milanez e Cássia Joseane Rubo, relataram que é um grande privilégio receber a palestra de Naval. “Ter o Naval aqui foi um privilégio, pois existem cidades que espera a visita dele há mais de 20 anos. Ele sabe o que fala. E tudo o que ele diz é verdadeiro e útil, por isso a palestra é ótima para as Guardas Municipais”, dizem.
O PALESTRANTE – Naval que é conhecido entre os GCM’s de todo o país, luta há muitos anos pela valorização do trabalho da guarda e especialmente pela transformação da GM. Após perder três filhos assassinados, Naval tornou-se mais atuante em sua profissão.